Atualizando o LibreOffice no Linux Educacional 4

 

LIBRE

Bom dia a todos, sabemos que o Linux Educacional 4 (LE4), não vem com a versão mais atual da suite de escritório LibreOffice que, inclusive, lançou sua mais nova versão este mês, a 5.0, além de manter aplicativos como o navegador de internet Mozilla Firefox, na versão 20.0.
Bem vamos ao procedimento para atualizarmos o LibreOffice, lembrando que os ícones de inicialização neste sistema trocam de lugar, indo pra o menu “extras”.

  1. Baixe três pacotes no site oficial do LibreOffice, o pacote contendo o Libre propriamente dito, o pacote de tradução para Português Brasil e o pacote de ajuda off-line.
  2. Descompacte os três pacotes em uma pasta qualquer do computador onde será instalado o Libre.
  3. Copie todos os arquivos “.deb” para uma mesma pasta, esles estarão dentro de uma pasta “DEBS” dentro das pastas descompactadas.
  4. Se você estiver fazendo isto em modo gráfico, utilizando o gerenciador de arquivos do LE4, vá para a pasta onde estão os arquivos “.deb” e vá em “Ferramentas” > “Abrir Terminal” ou, simplesmente pressione “shift + F4”.   Abrirá uma janela de terminal para você concluir o procedimento de instalação, porém, você terá de remover o OpenOffice que está instalado.
  5. Removendo o OpenOffice:
    1. Torne-se o root do sistema.2. Utilize o apt-get para remover todos os pacotes do OpenOffice instalados atualmente: “apt-get remove OpenOffice*” e aguarde o fim da remoção.
  6. Com o OpenOffice removido, instale os pacotes do LibreOffice 5.0, com o comando dpkg: “dpkg -i *”.
  7. Aguarde o final da instalação e usufrua das novas funcionalidades e desempenho do LibreOffice 5.0.

Espero ter ajudado alguém.

Grande Abraço a todos!

PAZ!